Nutrição imunológica X Covid-19
A melhor prevenção contra contaminação em tempos de COVID 19 é restringir o contato físico, evitando aglomerações, evitar o uso compartilhado de materiais pessoais, e sempre lavar as mãos corretamente com água, sabão e álcool em gel, como também respeitar todas as medidas de contenção adotadas pelo governo. Contudo é consenso que o fortalecimento do sistema imunológico auxilia no combate a infeções, e é uma medida necessária para que a recuperação após o contágio seja mais eficiente e cause menos danos possíveis à saúde. Para isso, é importante usar a nutrição e os bons hábitos de vida como aliados. A dúvida que fica é: como fazer isso?
Segue algumas orientações alimentares para fortalecimento da imunidade de maneira descomplicada.
- Hidratação. Ingestão de água adequada é uma das principais aliadas contra as infeções virais, isto porque os vírus podem fazer com que se perca o apetite, causando desidratação, diarreia e vômito. Portanto, é fundamental evitar a desidratação. Recomenda-se beber 35 a 40 ml água/Kg peso diariamente.
- Consumir 5 porções diárias de frutas e hortaliças. Podendo ser três porções de frutas e duas de vegetais, conforme as recomendações da OMS. Ao atingir esta recomendação, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo. Prefira as frutas e hortaliças in natura. O prato colorido é a melhor opção, mas não esqueça dos alimentos de origem animal.
3. Ingerir alimentos Probióticos e Prebiótico (essenciais ao sistema imunológico). Exemplos de probiótico é keffir, kombutchá, entre outras fórmulas já industrializadas no mercado como: 20bi, sinfort, simbioflora, probiatop entre outros. E os prebióticos são as verduras e frutas além da biomassa de banana verde.
4. Consumir regularmente alimentos ricos em Antioxidantes. São muitas, as situações que podem aumentar a presença de radicais livres no nosso organismo e enfraquecer o sistema imunológico, inclusive o estresse emocional que estamos a enfrentar neste momento. Compostos como polifenois e carotenoides são antioxidantes e, possuem a capacidade de neutralizar ou evitar a formação de radicais livres. Frutas e hortaliças, gengibre e alho contêm compostos antioxidantes.
5. Consumir diariamente os Vegetais verdes escuros. Esses alimentos são ricos em ferro, ácido fólico, antioxidantes e vitaminas A, B6 e B12, que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo; atuam na maturação das células imunes e potencializando o sistema imunológico,
6. Consumir alimentos ricos em zinco. O zinco é um nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Exemplo: Carnes de todos os tipos, fígado, peixes, alho, cereais integrais, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e mancarra) e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico), etc.
7. Ingerir alimentos fontes em vitaminas e minerais. São essenciais para fortalecer a imunidade e entre eles podemos destacar: As fontes de gordura (queijo cheddar, gema do ovo), vegetais de coloração alaranjada (manga, papaia, cenoura, batata doce, abobora, damasco), pimentão vermelho, melão, brócolis, espinafre e o alho, são ricos em precursores da vitamina A. As frutas cítricas (laranja, tangerina, papaia, kiwi, goiaba, morango, manga, maracujá, melão, melancia, caju, limão, abacaxi, limão, tomate), além de brócolis, couve, espinafre, agrião, rúcula, repolho, pimentão verde e vermelho, gengibre e alho são ricos em vitamina C, antioxidante que ajuda a aumentar a resistência do organismo. As carnes, fígado, leites, queijo, ovos, legumes, verduras, especialmente o brócolis e a couve, abacate, cereais integrais, leguminosas, como ervilhas e algumas oleaginosas, como amendoim, castanhas e nozes, são ricos em vitaminas do Complexo B. A vitamina E é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da imunidade por conta da idade. Exemplo: oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelã, pistache), semente de girassol, óleos vegetais (de girassol, milho e canola), azeite de oliva, papaia, manga e molho de tomate caseiro.
8. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Estes alimentos sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes desconhecidos; são ricos em gorduras, açúcares, sódio e muito pobres em micronutrientes (vitaminas, sais minerais, água e fibras). Exemplos: os enlatados, embutidos (fiambre, chouriço), congelados, refrigerantes, salgadinhos, frituras, doces, gelatinas industrializadas, refrescos em pó, temperos prontos (Knorr, goia, sazon) margarinas, queijinhos, macarrão instantâneo (sopa koka), sorvetes, biscoitos recheados, achocolatados, etc.
9. Manter a rotina das refeições diárias. Evitar lanches e petiscos com excesso de açúcar, gordura e sal.
10. exercite-se e movimente-se mesmo que seja em casa.
Receita da Nutri:
SUCO REVITALIZADOR
1 folha de couve
1 colher de sopa de salsinha
½ limão em caldo
1 fatia fina de melão
Pitada de açafrão da terra
300 ml de água
Bater tudo e tomar pela manhã em jejum.
Ao longo do dia hidrate-se com água saborizada de hortelã/cravo e pepino .