Ipanema: 14ª Festa do Queijo foi um sucesso absoluto
Como tem acontecido em todos os anos, a 14ª Festa do Queijo de Ipanema, realizada entre os dias 28 de maio e 1º de junho, superando as expectativas, foi um enorme sucesso, se consolidando como uma das principais festas do interior mineiro, destacando-se ainda mais com os apoios da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemge) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
De acordo com o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, o tradicional evento ganhou maior visibilidade nas páginas oficiais do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o que reflete seu crescente prestígio e importância.
Para ele, as participações de figuras importantes da política mineira, como o vice-governador Mateus Simões e Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo, reforçou o sucesso do evento. “As presenças dessas autoridades reforçaram a relevância cultural e turística da festa que se tornou um ponto de encontro para amantes da gastronomia e da música, além de ser uma vitrine para o desenvolvimento econômico e cultural de nosso município e da região”.
Segundo a assessora de Comunicação da Prefeitura de Ipanema, Carol Alencar, o patrocínio das empresas Codemge e Gasmig foi fundamental para ampliar a oferta de atividades, trazendo mais cultura, turismo, cursos de capacitação e entretenimento para a população. “Graças a esse apoio, a festa conseguiu oferecer uma programação diversificada que encantou a todos. Entre os destaques estavam as atrações musicais, que animaram os visitantes, e os dois dias dedicados ao louvor, proporcionando momentos de fé e reflexão”.
Como ela ressalta, as participações técnicas de instituições como Emater, IMA e Senac também foram importantes para o sucesso do evento. “Essas entidades apresentaram novas soluções para a agropecuária e o desenvolvimento sustentável do setor no município, além de promover capacitações em gastronomia e na produção de produtos artesanais, como o queijo e a cachaça mineira. A integração dessas atividades mostrou o potencial da festa como um espaço de inovação e aprendizado”.
Na opinião do prefeito Júlio Fontoura, a 14ª Festa do Queijo não foi apenas um evento de entretenimento, quebra de recordes no queijo, doce de leite, queimadinha e pão de queijo, mas também um exemplo de organização e colaboração entre o setor público e privado. “O evento deixou uma marca histórica em Ipanema, celebrando a cultura mineira e fortalecendo o desenvolvimento local”.
Este ano, a festa deu um verdadeiro show de organização e integração, sendo lembrada como um marco na história de Ipanema e no calendário cultural do estado. A colaboração entre empresas públicas, autoridades e a comunidade local fez da 14ª Festa do Queijo um evento inesquecível, ressaltando a importância da união para o crescimento e valorização das tradições mineiras.