Cidade empreendedora: Viana mostra a Caratinga o caminho para o desenvolvimento
Uma das mais importantes “bandeiras” defendidas pelo jornal A Semana na última década é a necessidade dos políticos de Caratinga e os votados na cidade e região, passarem a pensar e promover a elaboração de um conjunto de projetos que possa colocar o município nos trilhos do desenvolvimento.
Para não ficar apenas nas críticas, após um encontro conversando sobre o tema, o diretor do semanário, Carlos Roberto Carraro, o advogado Carlos Roberto Baraky e o empresário Rogério Soares decidiram agir, com o objetivo de unir a classe empresarial e as lideranças políticas locais na elaboração de um amplo plano de desenvolvimento.
Com este objetivo, aconselhados pelo economista caratinguense Mário Sérgio Carraro Telles, sobrinho de Carlos Carraro, os três entraram em contato com o prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Viana, no Espírito Santo, que vem alcançando destacado crescimento econômico e social, agendando uma visita à cidade para conhecer a atual realidade do município, que aconteceu no dia 06 deste mês.
Como Carraro informa, com pouco mais de 80 mil habitantes, Viana faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, a 25km da capital, e se classificou em 1° Lugar na Grande Vitória e em 2º lugar em todo o Estado como Cidade Empreendedora, programa realizado pelo Sebrae.
O sucesso alcançado por Viana é resultado da nova forma de administrar implantada pelo prefeito Wanderson Bueno, de 35 anos, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Ottaiano, de 37 anos, dois jovens empresários de sucesso que decidiram ingressar na política e aplicam seus conhecimentos e capacidades para implantar projetos e programas em prol do progresso do município. “Os dois mostram que a política e o empreendedorismo podem e devem andar junto, promovendo o desenvolvimento de uma cidade”.
As iniciativas com as quais Viana participou do programa do Sebrae contemplam a oferta de tratamento diferenciado aos Micro e Pequenos Empreendedores, desde o aspecto de licenciamento até a concessão de micro crédito e qualificação. Neste propósito, esclarece o prefeito, foram atualizadas as legislações municipais de acordo com a Lei de Liberdade Econômica, desburocratizando os processos para atividades de baixo risco e pequeno porte.
Segundo Rafael Ottaiano, as principais mudanças giram em torno de cinco eixos principais: Governança para estímulo ao empreendedorismo; Programas e Projetos de Apoio ao Empreendedorismo; Regulamentações e Legislação para Melhoria do Ambiente de Negócios; Processos que facilitam a realização de negócios; Recursos e Infraestrutura para Atendimento ao Empreendedor.
Como ressalta Rafael, entre as mudanças inovadoras destaca-se o Polo Cervejeiro de Viana, primeiro polo público de cervejas artesanais do Brasil, integrando o agro ao urbano, atraindo novas receitas, gerando oportunidades e estimulando o turismo na cidade. “O projeto, inclusive, está concorrendo na categoria de projetos inovadores da Feira Internacional de Cidades Inteligentes, a ser realizado em Novembro em Barcelona, na Espanha”.
Ele explica que o Polo Cervejeiro nasceu a partir de uma parceria público privada para o cultivo de lúpulo no município de Viana. “O lúpulo traz o amargor das cervejas, uma bebida em crescente consumo, e o Brasil atualmente importa 99% do que é utilizado. Diante disso, foi iniciada a pesquisa junto aos agricultores da região que já têm indícios de cultivo próspero”.
Diante disso, o prefeito Wanderson Bueno expandiu o projeto criando incentivos para a instalação de cervejarias artesanais e de empreendimentos relacionados à rota produtiva, potencializando o turismo da região.
Inserida ao longo da BR 262 e BR 101, e com grande área territorial livre para expansão, Viana é tida como Capital Logística do Espírito Santo, sendo a escolha de grandes empresas como Amazon, HyperaPharma, Reckitt e, recentemente, a Drogasil para operação dos seus centros de distribuição.
O prefeito fala, com justificado orgulho, sobre os bons resultados conquistados pelo município que administra. “Viana tem a melhor gestão fiscal do Estado, o melhor IDEB do Ensino Fundamental, o 1° Lugar em Maior Investimento Per Capita da Grande Vitória e estamos projetando ter todas as ruas saneadas e pavimentadas até o final do próximo ano. Além disso, temos conseguido a redução superior a 50% nos crimes violentos e mais de 130 dias sem homicídio. Isso mostra que o trabalho está em várias frentes”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Ottaiano, o que diferencia Viana é a “gestão pública com competência privada” citando a dedicação do Prefeito, Secretariado e Servidores no sentido de melhorar constantemente as entregas a população.
Ele revelou que vem trabalhando junto com o prefeito em um projeto voltado a atrair ainda mais empresas para Viana, agilizando o processo de licenciamento e apoiando na qualificação de mão de obra, visando a geração de empregos e renda, antecipando o retorno dos investidores e potencializando a redução de pessoas em situação de pobreza no município.
Carlos Baraky se mostrou muito entusiasmado com o que viu acontecer em Viana. “Verdadeiramente, nota-se que as jovens lideranças empreendedoras podem transformar uma cidade, tanto no aspecto econômico, como social. São experiências como essa que trazem ares de esperança para a política brasileira”.
Diante do que tomaram conhecimento, Carraro, Baraky e Rogério Soares acreditam na possibilidade disso poder acontecer também em Caratinga. Os três já convidaram o prefeito Wanderson Bueno e o secretário Rafael Ottaiano para apresentarem o conjunto de inciativas implantadas em Viana a empresários, empreendedores e políticos de Caratinga por ocasião de evento a ser realizado em novembro, quando o economista Mário Sérgio estará palestrando sobre a Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional.