ColunasZé Caratinga

Zé Caratinga, 25/01/25

De volta

Mudando a proposta inicial de só retornarmos às atividades no mês de fevereiro, a direção do jornal A Semana decidiu antecipar o final das férias, iniciando 2025 com ânimo redobrado, para deleite de uns e lamento de outros. Como sempre, estaremos elogiando pessoas e iniciativas que que mereçam e denunciando e criticando aquilo as coisas erradas que prejudiquem a nossa população. Torcemos muito para que tenhamos muito mais motivos para elogios do que para as críticas.

Na mosca

Conforme já previsto e divulgado por este Zé bem em edições passadas, o vereador Cleidinho de Sapucaia acabou mesmo sendo eleito presidente da Câmara Municipal de Caratinga. Já o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Leste de Minas (Cides-leste) acabou tendo escolhido como presidente o prefeito Dr. Giovanni e como vice-presidente a prefeita Zânia Faria de Santa Rita de Minas.

Oposição

A gestão de Dr. Giovanni como prefeito de Caratinga tem apenas 25 dias e já tem gente querendo que façamos oposição a ele. Em primeiro lugar, é bom deixar claro que o jornal A Semana é um veículo de comunicação é não um partido político, a quem cabe fazer “oposição” ou fazer parte da0 “situação”. Como acontece há mais de 40 anos, procuramos fazer um “jornalismo independente”, isento de paixões partidárias, prontos a divulgar denuncias de irregularidades mediante provas e a criticar condutas reprováveis cometidas por prefeitos e vereadores caso elas aconteçam.

Oposição II

Com relação à gestão de Dr. Giovanni, torcemos muito para que ela seja excelente e contribua para o desenvolvimento de Caratinga e para o bem estar de nossa população, deixando claro que, como sempre acontece, estaremos atentos para criticar e denunciar caso ocorram irregularidades. Agora, quem torce contra o atual governo, que se manifeste publicamente colocando a “cara pra bater”. Como dissemos, o jornal A Semana não é de oposição e nem de situação e, portanto, não sendo “pau mandado” de ninguém!

Insatisfeitos

Todo início de governo é marcado pela ladainha de algumas pessoas que colaboraram para a eleição de prefeitos, insatisfeitas por não terem sido escolhidas para ocupar um cargo na equipe de governo. Porém, eu tenho assistido pessoas que se dedicaram à campanha de Dr. Giovanni sendo preteridas em favor de pessoas que trabalharam para outros candidatos. O jeito é engolir o choro e acreditar quem mais à frente venham a ser reconhecidas.

Insatisfeitos II

Não são somente aqueles que contavam com um cargo na equipe de governo de Dr. Giovanni que se mostram insatisfeitos. Segundo uma fonte, um grupo de importantes empresários está insatisfeito com o poder dado pelo atual prefeito ao secretário de Obras Emerson Matos, o Irmão Emerson. De acordo com minha fonte, já chegou a acontecer reunião para tratar desse assunto. Mas, pelo jeito, os empresários continuarão insatisfeitos, pois Dr. Giovanni não mede as palavras quando declara sua gratidão ao secretário.

Festival de Tendas

Estou muito curioso para saber quanto a empresa que alugava tendas, palcos e trabalhou nas edições do Natal Iluminado recebeu da Prefeitura de Caratinga nos últimos três anos da administração de Dr. Welington. Segundo uma fonte fidedigna, no final do mandato do ex-prefeito, somente com aluguel de tendas foi emitida um Nota Fiscal de quase R$ 800 mil. Agora, eu pergunto!… A nova administração vai ou não vai mostrar à população o quanto foi gasto nos últimos três anos?

Consultorias

Tudo indica que não foi só o “festival de tendas” que o governo de Dr. Welington promoveu e pagou. Também aconteceu e precisa vir à tona o “festival de contratação de consultorias”, como disse na última edição do nosso jornal. A Poranduba Consultoria Educacional conseguiu um modesto contrato com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Caratinga de quase R$ 800 mil. A “caixa-preta” do governo passado precisa mesmo ser aberta pela atual gestão!

Dinheiro Público

Em Caratinga, ao que parece, dinheiro público deve dar em árvores, tamanha é a gastança feita tanto pela Prefeitura como pela Câmara Municipal. Na Câmara, devido às decisões tomadas pela legislatura passada, além da “farra das diárias”, ocorreu o aumento no número de assessores de tal forma que faltarão cadeiras se todos precisarem se sentar. Que me perdoe os apadrinhados, mas está na hora de parar com esse completo desperdício de dinheiro que poderia ser aplicado na Saúde e na infraestrutura.

Maior salário

Será que aquele “funcionário” que recebe o maior salário na Prefeitura de Caratinga continuará, no atual governo, desfilando pelas ruas da cidade de bermuda durante o horário de expediente, ou serão tomadas providência para que ele cumpra os horários de trabalho como todos os demais funcionários da administração municipal?… Emprego como o dele, com certeza, todo mundo quer!

Terminal Rodoviário

O jornal A Semana continua recebendo denúncias e reclamações quanto à lamentável situação pela qual passa o Terminal Rodoviário Carlos Alberto de Matos. Segundo as pessoas que precisam utilizar o terminal, o local se transformou em um grande ponto de venda e consumo de drogas e de prostituição, sendo ocupado por pessoas em situação de rua. As nossas autoridades precisam tomar as providencias cabíveis para por ordem no termina, pois, seus usuários merecem respeito e aquele local é a primeira impressão de quem chega à nossa cidade.

Até quando?

Outra situação que merece a atenção das autoridades de Caratinga diz respeito às pessoas em situação de rua. Nesta semana circulou um vídeo na internet mostrando algumas dessas pessoas fazendo sexo, em pleno horário de pico, embaixo do viaduto da Avenida Catarina Cimini. Vale ressaltar que tal situação também acontece, há muito tempo, na Praça Cesário Alvim e na entrada do Mercado Municipal.

Calamidade

Ainda em seus primeiros dias de governo, o prefeito Dr. Giovanni baixou um decreto estabelecendo calamidade na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Sinceramente, eu não sei qual a finalidade desse decreto, mas cá para nós, não estou vendo motivo para o decreto ser levado à sério. Espero que a atual administração não venha com outros decretos sem dar as razões concretas para a adoção dessas medidas.

Adalclever deputado

Está confirmada para o início de fevereiro a posse de Adalclever Lopes no cargo de deputado estadual. Ele ocupará a vaga deixada por Douglas Melo, que se elegeu prefeito de Sete Lagoas. Espero que, como sempre aconteceu, Adalclever Lopes volte suas atenções para Caratinga e demais cidades da nossa região, trazendo benefícios e obras que melhorem a vida de nossa população. O jornal A Semana desejamos sucesso ao deputado.

Caratinga representada

Com a posse de Adalclever Lopes como deputado estadual, espero que Caratinga volte a ter voz na política de Minas Gerais, afinal, é inegável a sua contribuição para importantes conquistas de nosso município. Podemos citar a construção da nova sede do Fórum, a implantação do Batalhão da Polícia Militar, do Pelotão do Corpo de Bombeiro Militar, o cadastramento do Hospital Irmã Denise ao SUS e tantas outras obras e melhorias no setor de Educação. Quem sabe se, a partir de então, os demais deputados votados em Caratinga reapareçam e decidam trabalhar em prol do desenvolvimento de nossa cidade e região.

Nova secretaria

A Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura prometida por Dr. Giovanni, ainda não foi criada. Porém, já foram as nomeados alguns diretores para os setores de Cultura, de Esporte, de Lazer e de Eventos. Eu sempre lutei para que a Secretaria fosse uma realidade, mas estou desanimado com as nomeações de certas pessoas que não têm nada a ver com os cargos que ocuparão. Tomara que Dayvid Tionas, o David da Academia anunciado como titular da secretaria a ser criada, reveja algumas nomeações.

Os cariocas

Dizem que alguns dos nomeados para cargos importantes do governo de Dr. Giovanni são oriundos do Rio de Janeiro. Até aí, nada demais, afinal existem caratinguenses trabalhando em administrações de outras cidades. Muitas pessoas estão reclamando das nomeações do pessoal do Rio de Janeiro, mas os proprietários das imobiliárias que alugam imóveis de alto padrão estão rindo à toa, os recebendo de braços abertos.

Louvor e Aplauso

Nos últimos quatro anos, os vereadores de Caratinga ofereceram diplomas e moções de louvor e aplauso a centenas de pessoas do município, sendo que grande parte dessas homenagens não passou de politicagem. A homenagem foi tão banalizada que muitos agraciados escondem que a recebeu.Para piorar a situação, vários vereadores sequer receberam voto e apoio das pessoas que homenageou. Fica claro que tais homenagens só servem para causar despesas com a confecção dos diplomas e o pagamento das molduras.

Deputado Federal

Flávio Araújo Pacheco da Silveira, assessor de Dr. Giovanni, está firme no propósito de se candidatar a deputado federal por Caratinga e região nas eleições do próximo ano. Parece que ele tem recursos financeiros para bancar as despesas com a campanha. Resta saber se ele conseguirá apoio político nos demais municípios da região, já que ele terá total apoio do prefeito de Caratinga. Ele já tem feito visitas a deputados estaduais, acompanhado de um certo secretário de Dr. Giovanni, em busca de apoio para sua possível candidatura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo