Zé Caratinga – 05/07/24
Praça da Estação
Não há dúvida de que a Praça da Estação ficou bonita com a sua revitalização. Mas, a que preço?… Quanto custou a Maria Fumaça? Quanto custaram os pergolados e as lixeiras de madeiras? Quanto custou a moderna iluminação do local? Quanto custaram as plantas colocadas na praça?… Dizem que todo o gasto chegou a pouco menos de R$ 3 milhões. Será que a “administração transparente” pode informar quanto custou cada item relacionados acima?
Outras praças
Enquanto milhões foram gastos na Praça da Estação, outras praças estão totalmente abandonadas pela atual administração. Não vou nem citar a “Praça das Palmeiras”, antigo cartão postal da cidade, que hoje, tomada por andarilhos, usuários de droga e bebida, infratores e prostitutas, é um local que a população nem pode frequentar. Falo de outras praças pequenas da periferia, que estão totalmente abandonadas há muito tempo, sem qualquer manutenção, como mostramos na reportagem da página. Pelo jeito, o Prefeito não percebeu que uma praça bem cuidada e bem iluminada é um local para famílias se reunirem.
Reviravolta
O PSD estava em vias de mudar de mãos, mas, ao que parece, a sua comissão provisória continuará com a atual composição. Segundo comentário dos bastidores de nossa política, Lael e Misael Varella jogaram pesado para que não houvesse a troca da comissão provisória. Também pesou na decisão do Diretório Estadual do PSD a promessa de que o partido irá indicar o vice-prefeito na chapa do pré-candidato Rogério Soares. O nome cotado para essa indicação é do ex-secretário de Saúde, Erick Gonçalves. Xiiiiiii… Será que o Dr. Welington, desafeto declarado do ex-secretário, vai aceitar?
Fique de olho
No dia 20 deste mês, o Tribunal Superior Eleitoral divulgará o número de eleitores de cada município brasileiro aptos a votar nas eleições deste ano. A partir destes dados serão calculados o limite de gastos e o número de pessoas que cada candidato poderá contratar para atividades de militância e mobilização de ruas nas campanhas.
Contas de campanha
O Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais criou link de um formulário para que candidatos, advogados, partidos e contadores se cadastrem para que possam receber, por meio de uma lista de transmissão no WhatsApp, vídeos curtos e os cards que estão sendo produzidos sobre prestação de contas eleitorais. O link é: https://forms.gle/WQvqfoWRjKihEYLt6
Mauro Lopes
O ex-deputado Mauro Lopes, o segundo deputado mais votado nas últimas eleições em Caratinga, anda sumido do nosso município. Eu não sei quem ele pretende apoiar para prefeito de Caratinga nas eleições deste ano, o fato é que mesmo não tendo sido eleito, Mauro Lopes ainda tem muitos adeptos na cidade. Vamos aguardar para ver se ele vai se manifestar ou não a favor de algum candidato.
Pré-candidatos
O Avante continua apresentando seus pré-candidatos a vereador. Desta vez, o partido confirmou as pré-candidaturas do advogado André Gustavo Costa Magalhães Pinto, que já atuou como técnico de segurança do trabalho e promete ser, caso seja eleito, um vereador que apoia o esporte, propondo a criação de uma ciclovia para atender ao crescimento do ciclismo. Outro candidato é Donisete de Oliveira Silva, o Zete, que atua no setor farmacêutico e morador do Bairro Santa Cruz, que possui experiência e conhece muitíssimo bem as necessidades do maior bairro da cidade.
Novas Policlínicas
O Ministério da Saúde anunciou a construção de cinco novas e modernas Policlínicas. Uma delas será instalada em Ipatinga e outra em Governador Valadares. De acordo com o Ministério, as clínicas contarão com tomógrafos, equipes de Saúde da Mulher, para tratamento de TDAH, de cardiologia com equipamentos de alta complexidade e outros serviços. Como era esperado, Caratinga sequer foi lembrada, afinal, não temos representantes no cenário político estadual e federal. Quem mandou o nosso eleitorado votar em candidato de fora?… Agora, aguenta!
Festas
Conforme esperado, o prefeito que não gosta de festas não deu bola para a comemoração dos 176 anos de Caratinga. Tudo se limitou à inauguração da Praça da Estação e sequer um showzinho mixuruca foi oferecido para a população. Mas, como “profetizei” em nossa última edição, a Prefeitura já está anunciando para setembro a realização da Festa do Buteco. Está querendo enganar quem, cara-pálida?… Todo mundo já sabe que a festa não passa de mais uma tentativa de arrumar uns votinhos para os candidatos que o prefeito apoia.
Festas II
Espero muito que o próximo prefeito de Caratinga se empenhe em estabelecer o fim de uma cidade cada vez mais triste e que ela volte a ser a cidade festiva de outrora. É preciso que ele se comprometa em investir no lazer, no esporte e na realização de festas e eventos, que tanto alegram às pessoas de todas as idades. Chega de tristeza!… Caratinga precisa voltar a sorrir e isso não é tão difícil, basta elaborar e cumprir um calendário de eventos e buscar os recursos disponíveis para sua realização existentes nos governos Estadual e Federal.
Festas III
Os pré-candidatos a prefeito de nossa cidade precisam compreender que festas e eventos não somente trazem alegria ao povo, mas, contribuem com a economia do município, aumentando a demanda dos hotéis, restaurantes, lanchonetes, supermercados, postos de combustível, taxistas, entre outros setores. É hora de se investir em um amplo projeto voltado à exploração do Turismo de Eventos em nossa cidade. Caratinga não pode mais deixar de investir neste segmento que, além de trazer entretenimento para o povo contribuirá na geração de emprego e renda, duas das principais carências do nosso município.
Sem vez
Já cansei de falar que prefeito que não gosta de festa não gosta do cheiro do povo. Essa crítica não é apenas para o atual prefeito de Caratinga, Dr. Wellington, mas, também para todos os políticos que só lembram dos mais humildes, das mulheres e dos idosos nos períodos eleitorais. É preciso saber que “Buteco é Coisa Nossa” não é festa para os mais humilde, que não podem pagar os preços absurdos cobrados nesse tipo de evento.
Vice
Os nomes mais cotados para ser candidato a vice-prefeito do pré-candidato Rogério Soares, segundo comentários de bastidores, são o médico Dr. Leonardo Condé, o ex-secretário de Desenvolvimento, Humphrey Lima, e o advogado e empresário João Lobo. Não sei dizer se, além desses três, existe outro nome “escondido na manga”, mas, seja qual for a decisão, teremos gente aborrecida por não ter sido escolhida.
Vice II
Com relação à escolha do vice-prefeito do pré-candidato Dr. Giovanni Correa, os comentários dos bastidores também citam três nomes. São eles: Ronaldo da Mila, atual vice-prefeito, David da Academia e o empresário Ari Soares. Porém, Ari Soares se filiou ao União Brasil fora do tempo hábil e está descartado. Para evitar o descontentamento de quem não for o escolhido e evitar deserções, Dr. Giovanni precisará ter um ótimo jogo de cintura para conseguir manter o grupo forte e unido.
Vice III
Enquanto os seus prováveis e mais fortes concorrentes convivem com as disputas para a definição de seus vice-prefeitos, o professor Pedro Leitão continua firme na sua estratégia de visitar casa por casa. Até agora, não se ouviu falar em disputas internas quanto à escolha de seu vice-prefeito. Ao contrário, comenta-se muito de que algum dissidente dos outros grupos poderá compor na chapa liderada por Pedro Leitão.
Preparem-se
Nas eleições de outubro, Caratinga terá mais de 250 candidatos a vereadores, muitos com boa intenção de melhorar o nível da Câmara que nada fiscaliza e muito menos cumpre o seu papel de legislador, outros vão estar de olho mesmo é no gordo salário e nas vantagens que o cargo oferece.
Convenções
No dia 20 deste mês, em todo o País, começará o prazo para a realização das convenções dos partidos que definirão os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições que acontecerão em outubro. O prazo se encerrará no dia 05 de agosto e somente após esta data serão conhecidos oficialmente os candidatos. Enquanto as convenções não acontecem, em nossa cidade, o burburinho de bastidores continua intensos quanto a quem será o candidato a vice-prefeito de quem.
“Praça velho”!
Um amigo, cujo nome não vou revelar, disse que este Zé é um “praça velho”. Esta expressão, usada antigamente, significa que a pessoa ouve tudo, vê tudo e só fala quando é consultado. Não sei se ele educadamente quis me elogiar ou se quis me chamar de fofoqueiro.
Baixaria
Os candidatos oficiais ainda nem foram definidos pelas convenções e já começaram a baixaria nas redes sociais, com ataques pessoais a adversários. Será que os pré-candidatos acham que ganharão votos denegrindo a imagem de seus concorrentes nas redes sociais?… Os eleitores querem mesmo é saber quais os projetos e as propostas que eles pretendem realizar para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Candidato que apostar na baixaria vai quebrar a cara!
Panelinhas
Alguns pré-candidatos se consideram favoritos, alegando ter um grupo maior e mais forte, formado por políticos influentes. Na verdade, vereadores e pré-candidatos, cabos eleitorais e outros oportunistas de ocasião. Eles se enganam, acreditando que, com isto, vão angariar votos para se elegerem. A população já está cansada desses grupinhos e panelinhas, que só vivem em torno de quem está no poder e só querem garantir uma boquinha. O povo é que se lasque!
Farra das diárias
Há alguns meses, o jornal A Semana enviou um ofício ao presidente da Câmara de Caratinga, José Cordeiro, pedindo informação sobre os valores das diárias de viagens pagas aos vereadores e assessores. Diferente do que ocorreu no ano passado, quando atendeu ao pedido com o mesmo teor, desta feita, ele se recusa a prestar as informações. Ele está querendo esconder o que?… Será que a “farra das diárias” nos primeiros seis meses deste ano foi tão absurda que a população, que paga a conta, não pode saber?