CaratingaPolítica

Pesquisa Caratinga: Dr. Giovanni segue liderando

A pesquisa eleitoral realizada pelo jornal A Semana em Caratinga no período de 30 de agosto e 03 de setembro, quando foram entrevistados 600 eleitores, nos distritos e na sede do município, mostra que Dr. Giovanni, candidato a prefeito pelo PL, permanece à frente dos demais candidatos na preferência do eleitorado local, assim como aconteceu na pesquisa anterior, divulgada em 11 de julho.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número MG-00290/2024, tendo como estatístico responsável Filipe Moreira Martine, registrado no Conselho Regional Estatística (Conre) sob o nº 10394. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de aproximadamente 95%.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Foram entrevistados eleitores residentes nos seguintes locais: Bairros Nossa Senhora Aparecida, Esplanada, Santo Antônio, Esperança, Limoeiro, Anápolis, Santa Cruz, Santa Zita, Salatiel, Zacarias Cimini, Dário Grossi e Nossa Senhora das Graças; Distritos de São Candido, Sapucaia, Santa Efigênia de Caratinga, Patrocínio de Caratinga, Santa Luzia de Caratinga, São João do Jacutinga, Cordeiro de Minas, Santo Antônio do Manhuaçu, Dom Lara e Dom Modesto.

A pesquisa utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) específicos para o município. Foram entrevistados eleitores a partir dos 16 anos de idade, sorteadas a partir de quotas proporcionais às seguintes variáveis: sexo; faixas etárias de 16 a 29 anos, de 30 a 44 anos, de 45 a 59 anos e 60 anos ou mais; escolaridade – analfabeto/lê e escreve, fundamental completo ou incompleto, médio completo ou incompleto e superior completo ou incompleto -; faixas de renda – até dois salários-mínimos, de dois a cinco salários-mínimos e acima de cinco salários-mínimos.

As informações foram coletadas a partir de entrevistas residenciais pessoais, com utilização de questionário estruturado de acordo com o objetivo da pesquisa.

PESQUISA ESPONTÂNEA
A pesquisa espontânea, quando não foi apresentada a relação com os nomes dos cinco candidatos a prefeito, deixou evidente que grande parte do eleitorado apresenta um grau de indiferença em relação à disputa eleitoral. 41,5% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem irão votar ou se encontram indecisos. Outros nomes citados somaram 4,5%.

O candidato Dr. Giovanni (PL) aparece em primeiro lugar com 19,8% das citações, seguido por Rogério Soares, candidato do Republicanos, com 14,9. Na sequência aparecem Pedro Leitão (PDT) com 10,8%, Johny Claudy (PSDB) com 2,3% e Júlio Ribeiro (PRD)com 1,1%. 5,1% manifestaram a intenção de votar nulo, em branco ou que estarão viajando no dia da eleição.

PESQUISA ESTIMULADA – VOTOS TOTAIS

Ao ser novamente perguntados aos entrevistados em quem eles votariam para prefeito de Caratinga apresentando a eles os nomes dos cinco candidatos, novamente Dr. Giovanni aparece na liderança, desta vez com 30,3%, vindo na sequência Rogério Soares com 23,6%, Pedro Leitão com 17,5%, Johny Claudy com 4,9% e Júlio Ribeiro com 2,6%. 4,8% disseram que não votariam em nenhum deles, 3,4% responderam que votariam em branco, anulariam o voto ou estariam viajando e 12,8% afirmaram estar indecisos.

VOTOS VÁLIDOS
Com base nos resultados da pesquisa estimulada, a exemplo do que acontece no resultado das eleições, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) computa apenas os chamados “votos válidos”, que são os votos dados aos candidatos ou aos partidos, descartando os brancos e nulos, o jornal A Semana excluiu os indecisos e quem disse que votaria em branco, anularia o voto ou estaria viajando. O resultado ficou assim: Dr. Giovanni com 38,4%, Rogério Soares com 29,9%, Pedro Leitão com 22,2%, Johny Claudy com 6,2% e Júlio Ribeiro com 3,3%.

POSSIBILIDADE DE VOTO
A pesquisa também quis saber do entrevistado se ele votaria com certeza no candidato citado, se poderá votar no candidato, seu grau de conhecimento do candidato e em quem ele não votaria de jeito nenhum. Na avaliação do candidato Dr. Giovanni, 30,5% votariam com certeza, 29,2% poderiam votar, 25,2% não votariam de jeito nenhum, 10,5% não o conhecem o suficiente e 4,6% não sabem ou não responderam.

Rogério Soares: 22,6% votariam com certeza, 23,3% poderiam votar, 31,1% não votariam de jeito nenhum, 17% não o conhecem o suficiente e 5,9% não sabem ou não responderam.

Pedro Leitão: 15,9% votariam com certeza, 27,2% poderiam votar, 33,4% não votariam de jeito nenhum, 17,2% não o conhecem o suficiente e 6,2% não sabem ou não responderam.

Johny Claudy: 6,1% votariam com certeza, 17,5% poderiam votar,24,9% não votariam de jeito nenhum, 45,7% não o conhecem o suficiente e– 5,7% não sabem ou não responderam.

Júlio Ribeiro: 2,5% votariam com certeza, 11,6% poderiam votar, 23,6% não votariam de jeito nenhum, 56,4% não o conhecem o suficiente e 5,9% não sabem ou não responderam.

PESQUISA POR SEXO
Obedecendo a proporcionalidade do sexo do eleitorado de Caratinga, conforme dados do TSE, 51,6% das pessoas entrevistadas eram do sexo feminino e 48,4% do sexo masculino. Entre as mulheres, Dr. Giovanni lidera com 32,1%, vindo a seguir Rogério Soares com 21,9%, Pedro Leitão com 17,5%, Johny Claudy com 3,8% e Júlio Ribeiro com 2,5%. 5,4% não votaria em nenhum deles, 3,2% disseram que votariam em brancos, anulariam o voto ou que irão viajar, enquanto 13,7%. não sabem ou estão indecisas em quem votar.

Entre os homens, Dr. Giovanni obteve 28,5%, seguido de Rogério Soares com 25,4%, Pedro Leitão com 17,6%, Johny Claudy com 6,1% e Júlio Ribeiro com 2,7%. 4,1% não votaria em nenhum deles, 3,7% disseram que votariam em brancos, anulariam o voto ou que irão viajar e 11,9% não sabem ou estão indecisos em quem votar.

No quesito rejeição por sexo, entre as mulheres, Rogério Soares 14%, seguido por Dr. Giovanni com 13,7%, Pedro Leitão com 11,7%, Johny Claudy com 6,3%, Júlio Ribeiro com 3,8%. 33,7% não rejeita nenhum deles, não responderam somou 13,3% e só vota no candidato 3,5%.

Entre os homens, Pedro Leitão é o mais rejeitado com 16,3%, seguido por Rogério Soares com 14,2%, Dr. Giovanni aparece com 7,8%, Johny Claudy soma 6,8% e Júlio Ribeiro com 3,4%. 29,5% não rejeita nenhum deles, não sabe e não responderam 14,2%, só vota no seu candidato 7,8%.

PESQUISA POR RELIGIÃO
No Brasil, a opção religiosa dos candidatos é um aspecto cada vez mais importante para o eleitor na hora dele decidir em quem votar. Na pesquisa de A Semana, entre os entrevistados, os grupos religiosos mais destacados foram os católicos e os evangélicos. Porém, em menor número, também foram entrevistados eleitores de outras religiões e ateus.

Entre os católicos, Rogério Soares aparece em primeiro lugar, com 26,8%, seguido de Dr. Giovanni com 25,4%. Pedro Leitão com 19,4%, Johny Claudy com 5,4% e Júlio Ribeiro com 2,6%. 4,8%não votaria em nenhum deles, 2,8% disseram que votariam em brancos, anulariam o voto ou que irão viajar e 12,8% não sabem ou estão indecisos em quem votar.

Já entre os evangélicos, Dr. Giovanni lidera com 39%, seguido de Rogério Soares com 20,3%, Pedro Leitão com 13,7%, Johny Claudy com 3,8% e Júlio Ribeiro 2,2%. 3,8% não votariam em nenhum deles, 4,4% disseram que votariam em branco, anulariam o voto ou que irão viajar e 12,6% não sabem ou estão indecisos em quem votar.

PESQUISA REGISTRADA NO JUSTIÇA ELEITORAL SOB O Nº MG-00290/2024

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo