Pré-candidato a prefeito de Caratinga pelo Progressistas (PP), Pedro Lomar segue trabalhando ativamente o período que antecede as convenções partidárias, quando serão definidas e oficializadas as candidaturas, apresentando as propostas que integrarão seu programa de governo. Na quinta-feira, 06, ele falou sobre elas em entrevista ao jornal A Semana.
Sudene e desenvolvimento
Questionado, Pedro Lomar, que foi secretário de Fazenda da Prefeitura de Caratinga por cerca de seis anos, não se furtou a falar sobre a não inclusão do município à área da Sudene. “Nós sabemos que a não inclusão de Caratinga à Sudene significa grande perda de benefícios fiscais. Mas, não dá para ficarmos chorando o leite derramado, murmurando ou lamentando. Eu sempre costumo enxergar o ‘copo meio cheio’ ao invés de ‘menos vazio’. Nós temos lideranças políticas muito bem votadas aqui, como deputados e senadores, e o que precisamos fazer é ir atrás dessas lideranças e solicitar que trabalhem pela inclusão de Caratinga à Sudene. Entendo que isso é uma situação temporária que dá para resolver”.
O pré-candidato reafirmou seu compromisso em implantar projetos voltados ao desenvolvimento de Caratinga. “Eu pretendo trabalhar pelo desenvolvimento econômico do nosso município, encaminhando projetos de incentivos fiscais para a Câmara Municipal, que fomentem aberturas de empresas em nosso município”.
Servidores
Pedro Lomar também falou sobre o que pretende fazer em benefício dos servidores municipais. “Durante o período em que estive à frente da Secretaria da Fazenda, quando tive a honra de ter ao meu lado uma equipe de excelentes servidores, sempre priorizei por manter o pagamento dos salários do funcionalismo em dia e, juntos, trabalhamos na construção de um plano de cargos e salários para os servidores do município, que até então era algo quase impossível de se fazer. Felizmente, com muita dedicação, conseguimos montar esse plano de cargos e salários que hoje está em pleno funcionamento. Eu tenho o desejo de fazer a recomposição salarial dos servidores, devido à grande perda ocorrida nos últimos 20 anos, em que não aconteceu a adequação salarial dos vencimentos dos servidores da Prefeitura de Caratinga. Caso eu venha a ser escolhido pelo povo, eu estou determinado a fazer essa recomposição salarial com critério, contando com a participação de uma equipe de servidores”.
Ele relata que ao assumir a Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Caratinga, em maneiro de 2017, o município gastava mais de 51 % da sua receita com a folha de pagamento. “Com a boa gestão fiscal que implantamos melhoramos a arrecadação e, hoje, o total gasto com a folha de pagamento é inferior a 38 %. Pretendo manter esse procedimento, o que me permitirá fazer a recomposição salarial do funcionalismo municipal. Esta será uma das minhas primeiras ações como gestor do município”.
Esporte Lazer e Turismo
De acordo com Pedro Lomar, uma de suas primeiras iniciativas, caso seja vitorioso nas eleições de outubro, será a criação da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. “Uma das prioridades de minha gestão será trazer de volta a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, pelo fato de nossa população ansiar pela promoção de eventos, festas e shows que permitam aos caratinguenses desfrutarem aqui de seus momentos de lazer e tragam para a Caratinga visitantes de outras cidades, fomentando a nossa economia. A própria Secretaria contará com mecanismos para buscar os recursos para a realização dos eventos. Não tenho dúvida de que esta é uma secretaria que se auto financia”.
Projetos e Convênios
Segundo Pedro Lomar, ele pretende oferecer apoio e consultoria a programas e projetos voltados ao empreendedorismo, principalmente, para a população rural. “Existe na Prefeitura de Caratinga a Assessoria de Projetos e Convênios. O meu objetivo é inovar, transformando-a em uma secretaria responsável por planejar, executar, monitorar e avaliar as atividades e os recursos, os resultados e o impacto de seus projetos, além de prestar conta aos financiadores e aos beneficiários. A ideia é dividir o município em quatro regiões, colocando um assessor técnico para cada uma delas, que ficará sob a tutela da Secretaria. Os assessores técnicos serão responsáveis, juntamente ao governo municipal, pelo desenvolvimento dos distritos, que terão a oportunidade de contar com um eficiente trabalho de assessoria técnica exclusiva para a elaboração de projetos e a formalização dos convênios que garantirão os recursos financeiros para a execução deles. Não existe falta de recursos nesta área, estão faltando projetos. Com isso, nossos distritos receberão obras jamais vistas antes.
Comunicação
Pedro pretende fortalecer a comunicação entre a administração municipal e a população de Caratinga. “Eu acredito que um bom gestor tem que ter um bom diálogo com a população. É através dos meios de comunicação que chegaremos aos cidadãos. Precisamos dar publicidade a todos os atos da gestão, para que ela seja clara e transparente. São os meios de comunicação que tornam viável a interação entre o município e o cidadão de forma mais rápida e eficaz”.