No último final de semana do mês de abril, sob a orientação dos professores Sebastião Ricardo e Paula Soares, alunos do Ensino Médio da Escola Líber, de Caratinga, visitaram Ouro Preto, onde participaram de um trabalho de campo planejado para unir os conhecimentos teóricos às experiências práticas, em uma jornada de aprendizado enriquecedora.
Com foco nas disciplinas de História, Sociedade e Mundo do Trabalho, além de Mobilidade Urbana, os alunos tiveram a oportunidade de explorar importantes pontos históricos da cidade, visitando museus e igrejas, como a Casa do Conto, o Museu da Inconfidência e o Museu de Arte Sacra, além da Basílica do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, conhecida por sua impressionante arquitetura.
Sebastião Ricardo ressaltou a importância dessa abordagem pedagógica. “A proposta da Escola Líber é proporcionar aos alunos uma conexão entre teoria e prática, especialmente no campo da História. O trabalho de campo é fundamental para um aprendizado mais significativo e envolvente”.
De acordo com o aluno Henrique, do 1º ano, a experiência foi transformadora. “Essas atividades me ajudaram a compreender a realidade histórica, desde a vida dos escravizados até os eventos da conjuração mineira”. Já para Ana Laura e Kemilly Mayrink, alunos do 2º ano, a viagem proporcionou uma compreensão mais profunda e interativa” dos conteúdos discutidos em sala de aula.
Anna Laura e Thatiany Emerique, que cursam o 3º ano, destacaram a relevância de revisitar a história de Ouro Preto.
De acordo com as estudantes, essas visitas não são apenas passeios, mas, oportunidades valiosas para o enriquecimento do conhecimento dos estudantes.
Segundo a professora Paula Soares, a jornada a Ouro Preto permitiu que os estudantes conectassem a teoria com a realidade histórica, tornando o aprendizado uma experiência palpável e memorável. “Para a Escola Líber, essa abordagem reforça seu compromisso em proporcionar uma educação inovadora e significativa para seus alunos”.