Dia 09 acontece primeiro debate entre candidatos a prefeito de Caratinga
Na manhã de terça-feira, 20, na sala da Unec TV, aconteceu uma coletiva de imprensa para apresentar os detalhes do primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Caratinga, que será realizado no dia 09 de setembro, às 19 horas, no auditório do Núcleo de Documentação e Estudos Históricos (Nudoc), do Centro Universitário de Caratinga (Unec).
A realização do evento é uma ação do pool de veículos de comunicação locais, formado pelos jornais A Semana e Diário de Caratinga, Rádio Cidade, Rádio Caratinga, Unec TV, Doctum TV e TV Sistec, contando com acompanhamento de uma Comissão Jurídica especializada.
O debate do dia 09 será o primeiro dos dois debates a serem promovidos pelo pool, com o segundo programado para acontecer no dia 30 de setembro, segunda-feira da semana que antecede o dia da eleição municipal.
Regras do debate
As regras para o primeiro debate já foram estabelecidas e apresentadas às coordenações de campanha dos cinco candidatos, tendo por objetivo promover um confronto de ideias justo e informativo para os eleitores de Caratinga.
Para não existir suspeita de favorecimento a qualquer um dos candidatos, o conjunto de regras estabelece a realização de um sorteio que servirá para definir tanto a ordem dos candidatos quanto sua posição no palco do evento. Os candidatos ou seus representantes devem estar presentes para o sorteio e os candidatos devem estar prontos para iniciar o debate no horário estipulado.
O candidato que não comparecer, após a realização do sorteio e antes da transmissão do debate, terá a colocação de seu nome no púlpito vazio e sua ausência será anunciada pelo mediador.
Cada um dos candidatos poderá levar três convidados seus para o debate, incluindo assessores, neste total, seu candidato a vice prefeito, não sendo permitido a presença de pessoas sem registro ou convite oficial.
Dinâmica do Debate
No primeiro bloco do debate os candidatos responderão perguntas feitas pelo mediador sobre Saúde, Educação, Infraestrutura, entre outros temas relevantes, sendo realizado o sorteio do candidato que responderá a cada uma das perguntas. Cada candidato terá o prazo de dois minutos para responder à pergunta.
Já no segundo bloco acontecerão perguntas entre os candidatos, da seguinte forma: serão sorteados dois candidatos com um deles perguntando e o outro respondendo. Será dado o prazo de 30 segundos para a formulação da pergunta, dois minutos para a resposta. O candidato que perguntou terá um minuto e meio para a réplica e o candidato que respondeu terá um minuto para a tréplica.
No terceiro bloco, os candidatos responderão perguntas que serão feitas pelos veículos de comunicação. Neste caso, será sorteado o candidato que responderá à pergunta formulada pelo veículo de comunicação, sendo lhe concedido dois minutos para a sua resposta.
No quarto bloco do debate será dado a cada um dos cinco candidatos o prazo de dois minutos para que ele faça as suas considerações finais, sendo respeitada a ordem do sorteio inicial.
Direitos de Resposta
Se no decorrer do debate ocorrerem ataques pessoais entre os participantes, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta, que será analisado pela comissão jurídica. Se a comissão concordar com o pedido, o candidato terá o tempo de um minuto a ser utilizado dentro do tema do ataque.
De acordo com a legislação eleitoral, poderá ser objeto de direito de resposta, além da ofensa à honra ou a imagem dos candidatos, a divulgação de fatos sabidamente inverídicos. Neste caso, as provas deverão acompanhar o pedido de resposta e, ainda, sendo garantido ao candidato acusado da divulgação, sua prévia e imediata manifestação antes da decisão pela concessão, ou não do direito de resposta, por parte da comissão jurídica que decidirá tais pleitos.