Prefeitura de Córrego Novo homenageia oficial do Registro de Imóveis
Na noite do dia 06 de dezembro, em evento organizado pela Prefeitura de Córrego Novo, o prefeito Eder Fragoso de Souza, condecorou Ailton Barbosa de Souza, oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Caratinga, com o Diploma do Mérito Municipalista, honraria instituída oficialmente em 2021. Ele também recebeu uma placa em reconhecimento aos relevantes serviço prestados ao município e a toda a região de Caratinga. A solenidade foi realizada no Auditório Municipal Humbelino de Souza Rodrigues, anexo ao prédio da Prefeitura de Córrego Novo, inaugurado na mesma noite.
Ailton Barbosa é titular do Cartório de Registro de Imóveis de Caratinga desde 2008, quando foi aprovado em concurso, e tem 11 municípios sob sua jurisdição. Ele é formado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG e em Direito pela UFMG, com pós-graduação em Direito Notarial e Registral. Antes, até 2002, também por aprovação em concurso, foi titular do Cartório de Registro de Imóveis de Nanuque.
O prefeito Eder Fragoso falou sobre a homenagem a Ailton Barbosa. “Ela é o reconhecimento ao trabalho feito pela equipe do Cartório de Registro de Imóveis de Caratinga para regularização fundiária em toda a região. No caso de Córrego Novo, praticamente a metade dos imóveis urbanos já foi legalizada por meio do Morar Legal – Programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) -, sem nenhum custo para a população”.
Segundo o prefeito, o serviço está sendo executado pela Versaurb Geoinformação, Engenharia de Arquitetura, em quatro núcleos – Centro e bairros Santa Efigênia Sagrada Família e Prefeito Geraldo Moreira, num total de 577 imóveis. “A regularização fundiária é uma importante política municipal, pois dá dignidade às pessoas, além de valorizar os imóveis e movimentar a nossa economia. O trabalho que temos feito vai colocar os imóveis no mercado, dando segurança jurídica e abrindo espaço para que seus proprietários tenham acesso a linhas de crédito e possam reformar, ampliar ou fazer novas construções”.
Em seu discurso de agradecimento, Ailton Barbosa declarou “amor à primeira vista” a Córrego Novo. Ele ressaltou o empenho do município em aderir ao REURB, criado em 2017 pela Lei 13.465, e disse que trabalhar na regularização dos imóveis de boa parte do município é uma forma de contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. “Acabou-se o tempo dos contratos de compra e venda de imóveis. O registro em Cartório, proporcionado pela REURB, é o que garante a segurança aos proprietários dentro da lei. A regularização fundiária traz benefícios para todos, por isso tem grande impacto nas cidades”.
Casa do Artesão
Durante o evento, os aprendizes do projeto “Casa do Artesão” agradecerem ao empenho e profissionalismo do Cartório de Imóveis da Comarca no apoio técnico ao programa de regularização fundiária desenvolvido pela Prefeitura de Córrego Novo, que está beneficiando mais de 700 famílias com a legalização de seus imóveis, possibilitando que eles obtenham em definitivo a matrícula registral.
Na oportunidade, foi entregue a Ailton Barbosa uma cesta com os itens produzidos pelos aprendizes do projeto “Casa do Artesão, que está edificado em uma das unidades que foram beneficiadas pelo trabalho da regularização imobiliária urbana.
O evento contou com as presenças do vice- prefeito Nelson de Paula, do presidente da Câmara Municipal, Adriano Fernandes de Lima, dos vereadores José Batista de Sales Costa, Luiz Carlos da Silva, Edson Ferreira de Paula, Alessandro Marquiole e Taillis Patrocínio de Souza, além de diretores e professores das escolas do município e pessoas da comunidade.