EducaçãoProfissionaisRegião

Atlética: projeto de alunos de Direito do Unec busca melhoria em sua formação

Alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Caratinga (Unec) retomam neste ano a Associação Atlética Acadêmica de Direito, projeto voltado a melhorar o desempenho dos estudantes e, assim, promover uma melhor formação e, consequentemente, oferecer ao mercado profissionais mais capacitados e preparados.

Como esclarece Del Ryam Gomes Serra Filho, aluno do 4º período, o projeto Atlética surgiu com a primeira turma de Direito da Unec, porém, por falta de adeptas, a iniciativa permaneceu apenas no campo da ideia. “Foi feito um rascunho de estatuto para registro em cartório, que não foi lavrado e estava inconcluso e, com isso, a Atlética permaneceu apenas como uma mera associação fantasma. Este ano, alguns alunos tiveram a iniciativa de retomar o projeto”.

Com este propósito, foram realizadas algumas reuniões, nas quais foi estabelecido como a Atlética passaria a funcionar, a dinâmica do projeto, sendo ainda definidos quais serão os seus focos, o mascote e os objetivos. “Após algumas reuniões, aconteceu a eleição da diretoria da Atlética, por aclamação, e a partir desse ponto os projetos passaram a se desenvolver”.

Segundo Del Ryam, o objetivo principal da Atlética é desenvolver meios de conseguir contribuir para que os alunos se tornem cada vez mais íntimos do Direito, se transformando em verdadeiros cientistas do âmbito jurídico. “É preciso entregar aos acadêmicos de Direito uma educação de qualidade, visando entregar ao mercado de trabalho e à sociedade profissionais amplamente preparados e devidamente adaptados ao mundo atual”.

Para ele, é preciso que tais objetivos saiam do campo das ideias e se tornem realizadas. “Infelizmente isso é a teoria do que deve ser. Portanto, é necessário que exista melhorias de forma urgente. Partindo desse pressuposto, a Atlética Acadêmica decidiu desenvolver, em parceria total com a coordenação do curso de Direito, projetos para aprofundar a inserção dos alunos no meio jurídico”.

Projetos
De acordo com Del Ryam, uma das iniciativas propostas pela Atlética a ser desenvolvido nos próximos semestres é a realização de grupo de debates. “O Direito está inserido em todos os meios sociais. Tanto assim que, costuma-se afirmar que onde duas pessoas estiverem convivendo, naturalmente, o Direito estará operando ali. Portanto, um grupo de debates com a participação de outros cursos, tais como História, Filosofia, Medicina, Psicologia, Medicina Veterinária, possibilitarão uma análise mais completa de importantes temas atuais, como são os casos da descriminalização do uso da cannabis, legalização do aborto, cotas raciais e sociais, entre outros”.

Outro projeto proposto pela Atlética é a realização de júris simulados, com a primeira edição programada para novembro deste ano. “A ideia é permitir aos alunos experimentarem, na prática, as mais variadas áreas de operações do direito e das instituições como o Ministério Público, a Defensoria Pública e, assim, conhecer e atuar como promotores, advogados, juízes, policiais, delegados e oficiais de justiça”.

Como ele ressalta, a proposta é realizar o júri abordando um caso real, possibilitando que os alunos tenham acesso aos autos do processo e possam reviver o fato. “Pretendemos convidar outras faculdades para participarem conosco e, desse modo, contribuir para a integração e fortalecimento regional entre os futuros operadores do Direito”.

O júri programado para novembro, por ser o primeiro, será um interno, somente entre os alunos de Direito do Unec. “Mas ele será aberto para toda a população, com cobertura da TV Unec, e deverá reunir muitos profissionais do Direito da Comarca de Caratinga, como promotores, juízes, advogados e delegados. Ainda será confirmada a data exata do evento e o salão de júri do Fórum está cotado para sediar o evento”.

Outro projeto a ser desenvolvido será a monitoria feita pelos alunos de semestres elevados aos alunos que ingressam no curso de Direto. “É comum que os novatos sintam uma diferença ao ingressarem na universidade e esse ‘choque de realidade’ precisa de um auxílio de quem já está inserido e sentiu as mesmas dificuldades”.

Uma proposta que a diretoria da Atlética pretende definir junto à direção do Unec é a bonificação com pontos extras nas disciplinas para os alunos que participarem das atividades desenvolvidas pelo projeto, sendo beneficiados pelos serviços prestados com pontos extras em algumas disciplinas, ponto de ACG e desconto na mensalidade.

Como forma de promover maior socialização entre os alunos, a Atlética está determinada em formar equipes de vôlei, futsal, futebol de campo e outras modalidades esportivas, tanto na categoria masculina como feminina.

Para levar adiante suas propostas, a Atlética está precisando de apoio; “Nós estamos à procura de pessoas ou empresas que queiram patrocinar nossos projetos e abracem a nossa causa. Quando nós deixamos de lutar uns pelos outros, nesse momento nós perdemos nossa humanidade”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo