Coluna do Edilson – 12/02/23 -E a motivação?
Tenho que escrever a minha crônica para esta edição, mas, sou obrigado a confessar que estou sem inspiração e, também, sem ideias e sem motivação!
Eu sobrevivo pelo uso das palavras e, justamente agora, quando mais delas preciso, elas, que considero como grandes e importantes amigas, fogem de mim, se escondendo sem deixar pistas de onde e como eu poderei achá-las!
Para aumentar meu infortúnio, o mesmo acontece com as ideias que, geralmente aparecem muitas, mas, neste momento, também resolveram se esconder sabe-se lá onde.
Espero que você me perdoe, não é esta a minha intenção, mas, como tudo indica, é certo que hoje estarei escrevendo a pior de minhas crônicas.
Eu lhe prometo que estarei melhor na próxima ocasião!
Mas, se não consigo convencer as palavras e as ideias a pararem com esta inoportuna greve, penso que posso tentar justificar a minha falta de motivação.
E, para isso, farei uso de algumas perguntas!… Vamos lá!
Como é possível se estar motivado em um país onde as instituições, outrora tão críveis, se tornaram completamente desacreditadas?
Como se sentir motivado, sendo um amante da democracia, quando aqueles que deveriam ser os mais elevados agentes da justiça e ferrenhos defensores da obediência da Constituição, destilam as mais absurdas injustiças e insistem em desonrar e descumprir a nossa Carta Magna?
Como encontrar motivação quando aqueles que foram eleitos pelos votos do povo para serem seus representantes traem e vendem os interesses da população que lhes paga os autos salários e todas as suas mordomias?
Como poderia eu estar motivado ao ver a corrupção, que tanto rouba e desvia os recursos públicos que deveriam ser usados em benefício do povo, vence a honestidade?
Como seria possível eu me motivar se, na condição de jornalista, vejo companheiros de profissão que atuam na chamada “grande imprensa”, distorcendo as verdades e disseminando suas tolas ideologias, corrompendo o sacerdócio do bom jornalismo e tornam a imprensa tão pequena?
Como é possível estar motivado quando os eleitores mal-intencionados, os menos esclarecidos e os mais facilmente comprados devolvem as chaves dos cofres ao grupo que mais roubou na história da humanidade?
Como posso me motivar ao ver princípios outrora tão enaltecidos e valorizados, como honestidade, moral, caráter, ética e verdade são jogados ao lixo?
Se, em meio a tudo isso, você se encontra motivado, eu lhe tiro o meu chapéu!… Eu, porém, não consigo ter motivação diante de tão dantesco quadro!
No entanto, apesar de tudo, eu não irei desistir!… Isso, não!… Desistir é para os fracos, para os covardes!… E nos ensinamentos que recebi de meu saudoso e humilde pai nunca houve espaço para a covardia!
Ainda não sei como, mas, eu irei me motivar e continuarei, até quando me for permitido, a defender a verdade, mesmo que todos insistam em tentar me convencer do contrário.
Teimoso?… Insistente?… Não sei!… Pense de mim o que quiser!
Eu sei que continuarei a defender a verdade, determinado a combater a injustiça, a corrupção, a opressão, a desonestidade e a mentira!
Não me importa quantos ou quem venham a dizer que estou errado em meus pontos de vista e em minhas opiniões!… Eles são as minhas verdades!… Às quais defenderei sempre, haja o que houver!
Ainda que eu esteja sozinho eu não me calarei!… Afinal de contas, eu não posso me calar, pois, se eu me calar eles me convenceram pela mentira!