CaratingaProfissionaisSaúde

Veterinária alerta sobre surto de Esporotricose em bairros de Caratinga

A médica-veterinária Brenda Rezende Lima Pereira alerta sobre a ocorrência, em diversos bairros de Caratinga, de um surto de Esporotricose, doença que geralmente afeta vasos linfáticos e pele, também podendo afetar pulmão, ossos, cérebro ou articulações.

Brenda é graduada pelo Centro Universitário de Caratinga (Unec), com pós-graduação em Clínica Cirúrgica de pequenos animais pela Faculdade Qualittas e em Farmacologia e Terapêutica Veterinária pela Faculdade da Região Serrana (Farese).

A veterinária esclarece que a Esporotricose é uma doença causada por fungos patogênicos do gênero Sporothrix, presente no solo em associação com restos vegetais, que acomete o homem e muitos animais, especialmente os felinos.

De acordo com Brenda Rezende, a infecção causada pelo fungo ocorre por inoculação do agente, por contato com solos e plantas contaminadas. “A inalação ou ingestão do fungo podem também produzir doença. A transmissão zoonótica ocorre por mordidas ou arranhaduras de animais infectados. Os sinais clínicos observados são feridas na região do rosto e patas que podem se espalhar pelo restante do corpo. Também pode haver perda de apetite, emagrecimento, espirros e secreção nasal”.

Conforme ela ressalta, os felinos não são os vilões, pois, eles também se contaminam através do fungo que está na natureza. “É uma doença que possui tratamento e cura, não havendo necessidade de eutanásia e maus-tratos aos animais. O tratamento é feito com o auxílio do médico veterinário sendo os antifúngicos a principal escolha”.

Segundo Brenda Rezende, para que seja evitado um surto da doença, os responsáveis pelo setor de Saúde Pública devem adotar meios para informar aos proprietários de animais e à toda a população quanto ao correto manejo dos animais, a prevenção da doença e seu tratamento.

Na opinião da médica-veterinária, atualmente, ainda faltam muitos investimentos, tanto para o tratamento de animais quanto na criação de materiais educacionais sobre a esporotricose. “É necessário que os donos de gatos estejam conscientes da posse responsável, castração dos animais, confinamento de felinos em casa e limpeza do ambiente, assegurando aos animais cuidados de saúde sempre que for necessário.

Brenda finaliza destacando a importância de um profissional para se evitar o risco de um surto da doença. “O médico-veterinário é uma peça fundamental no controle da esporotricose, atuando na clínica, prescrevendo tratamento adequado aos animais adoentados e fornecendo informações aos proprietários, tanto dos aspectos relativos à melhor forma de se criar um gato, para que ele não adquira a infecção, como do melhor manejo dos animais acometidos, para evitar que a doença acometa outros felinos e seres humanos”.

Dra. Brenda Rezende atenderá no Vetlife Hospital Veterinário – 24 horas, que será inaugurado em breve, localizado na Rua Padre Vigilato, nº 64, bairro Salatiel. Para mais detalhes e dicas de como cuidar do seu pet, siga o instagram @vetlifectga.com.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo