
Trabalho da Polícia Militar reduz número de furtos em Caratinga
Com o objetivo de reduzir a ocorrência de crimes, principalmente furtos, e consequentemente aumentar a sensação de segurança à população, o 62º Batalhão de Polícia Militar (BPM) vem desenvolvendo, em Caratinga, a campanha “Foco na Prevenção”, obtendo muito bons resultados.
Redução nos furtos
De acordo com a assessoria da Comunicação do 62º BPM, os dados estatísticos da unidade demonstram que, em Caratinga, do dia 1º a 27 de junho deste ano ocorreu uma redução de 11,21% no número de furtos, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já no período de 1º de janeiro a 27 de junho deste ano, a redução na ocorrência de furtos foi de 6,28%, em comparação ao mesmo período de 2020.

Como informa a assessoria, periodicamente, o comando do 62º BPM realiza análises quantitativas e qualitativas dos registros de crimes ocorridos em Caratinga, possibilitando o acompanhamento do fenômeno e, assim, dando condições para que a Polícia Militar possa saber onde, quando e como o crime está sendo praticado, quem são os autores e os seus métodos de atuação.
A partir desse detalhamento, contando com parcerias com a Polícia Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário, o 62º BPM tem desenvolvido diversas operações, pelas quais tem conseguindo tirar de circulação vários elementos contumazes na prática de furtos, contribuindo para a redução da incidência criminal.
Através das análises das ocorrências, a Polícia Militar conseguiu identificar os principais logradouros onde estão ocorrendo os furtos na área central de Caratinga, sendo possível identificar, também, que mais de 50% dos furtos ocorridos na cidade, no período de 01 de janeiro a 27 de junho deste ano, foram realizados na área central do município.
Além disso, foi constatado que a maioria desses furtos está ocorrendo mediante escalada e arrombamento, principalmente nos fundos dos estabelecimentos comerciais e das residências.
Segundo a assessoria, os furtos na área central de Caratinga representam cerca de 23% dos furtos ocorridos em toda a área de atuação da unidade, que abrange outros 24 municípios, tornando essa modalidade de crime uma preocupação constante para o comando do 62º BPM.

Facilitação
A esmagadora maioria dos furtos ocorre em decorrência da facilitação proporcionada pela vítima. No entanto, embora isso seja de conhecimento público, o levantamento realizado pelo 62º BPM constatou que vários moradores, comerciantes e transeuntes ainda têm deixado de adotar as medidas de autoproteção e, com isso, acabam facilitando a ação dos infratores.
Muitos estabelecimentos comerciais e residências apresentam deficiências e fragilidades em sua segurança, enquanto muitas pessoas insistem em agir de forma distraída e transportar grande quantia de dinheiro e objetos de valor, principalmente aparelhos celulares, sem o devido cuidado. O aparelho celular continua sendo o principal objeto furtado em Caratinga.
Autoproteção
Como esclarece a Polícia Militar, a adoção de medidas de autoproteção é fundamental para ocorrer a redução dos crimes, pelo fato de dificultar e, mesmo, impedir a atuação do infrator. Neste sentido, a corporação tem procurado orientar à população a adotar tais procedimentos, mediante à veiculação de dicas por meio de publicações e vídeos encaminhados aos órgãos de imprensa locais.

Aos moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais, o 62º BPM aconselha o reforço em trancas, instalação de grades e cercas, não somente na frente, mas na parte dos fundos dos imóveis, além da instalação de alarmes, cercas eletrificadas e câmeras de segurança.
A Polícia Militar considera a instalação de dispositivos de filmagem uma ferramenta importante no conjunto de medidas de autoproteção que, uma vez instalados em locais adequados e com câmeras de qualidade, auxiliam o trabalho policial potencializando o sucesso na tentativa de identificação, localização e prisão ou apreensão dos autores.