
Na sexta-feira, 14, minutos depois das 17 horas, o vice-prefeito de Caratinga, Ronaldo da Milla, protocolou junto à Prefeitura seu pedido de exoneração do cargo de Chefe de Gabinete do prefeito Giovanni Correa da Silva, o Dr. Giovani.
“Coincidentemente”, ainda na sexta-feira, às 18h12, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Caratinga p Decreto Decreto 83/2025, revogando o Decreto n. 78, editado na terça-feira, 11, pelo qual Dr. Giovani transformava a secretária de Fazenda, Fernanda Dimonnaê de Lima Oliveira, em uma “super secretária”, dando-lhe totais poderes sobre as ações da administração municipal, com autoridade acima de todos os demais secretários municipais.
Embora não seja explicito, fica evidente que a criação da “super secretária” tenha sido o principal motivo para que Ronaldo da Mila tenha tomado a decisão de deixar a chefia de Gabinete, uma vez que ao baixar o Decreto 78, Dr. Giovani seu à Fernanda Dimonnaê as atribuições que caberiam ao vice-prefeito, conforme estabelece a legislação.
Em sua carta de renúncia ao cargo de Chefe de Gabinete, Ronaldo da Mila destaca que sua decisão se dá por discordar de posicionamentos e decisões tomadas pelo prefeito neste início de governo.
Por sua vez, no artigo 1º do Decreto 83, Dr. Giovani declara o seguinte: “Revoga-se o Decreto n. 78, de 11 de fevereiro de 2025, o qual delegava poderes à servidora Fernanda Dimonnaê de Lima Oliveira, CPF n. 021.793.941-44, para responder por todas as deliberações administrativas, operacionais e técnicas relativas à Prefeitura de Caratinga, Secretarias e demais órgãos municipais na ausência do Prefeito Municipal”.
Torna-se evidente que, embora ainda esteja em seus primeiros 45 dias, o governo de Dr. Giovani já enfrenta rupturas e divergências internas, resultando em uma preocupante instabilidade administrativa, gerando situação de instabilidade na gestão do município. Vale a pena lembrar que Ronaldo da Mila tem como seu padrinho político o deputado federal Eros Biondini, que teve importante atuação na campanha eleitoral que resultou na vitória de Dr. Giovani nas eleições do ano passado.