De acordo com os resultados da pesquisa realizada pelo jornal A Semana em Caratinga, no período de 20 a 23 de setembro, o terceiro levantamento promovido durante o período da campanha eleitoral, quando foram entrevistadas 600 pessoas na sede do município e na zona rural, pela primeira vez, o empresário Rogério Soares, candidato a prefeito pelo Republicanos, aparece à frente de Dr. Giovanni, candidato do PL. A pequena diferença na pesquisa por votos válidos, de apenas 0,8 %, permite afirmar que neste momento existe um empate técnico entre os dois candidatos.
A pesquisa está registrada Na Justiça Eleitoral sob o número MG-01686/2024, tendo como responsável pelo plano amostral o estatístico Filipe Moreira Martine, registrado no Conselho Regional Estatística (CONRE) sob o nº 10394. A margem de erro é de 4 por cento para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de aproximadamente 95%. No levantamento foram ouvidas pessoas por sexo, renda familiar, escolaridade, religião e idade.
Foram entrevistados eleitores dos seguintes locais: bairros Esplanada, Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz, Limoeiro, Esperança, Santa Zita, Anápolis, Salatiel, Zacarias, Dário Grossi, Nossa Senhora das Graças e nos distritos de São Candido, Sapucaia, Santa Luzia de Caratinga, Santo Antônio do Manhuaçu, Patrocínio de Caratinga, Santa Efigênia de Caratinga, Cordeiro de Minas, São João do Jacutinga, Dom Modesto e Dom Lara.
Espontânea – Votos totais
Na pesquisa espontânea, quando não foram apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Rogério Soares aparece em primeiro com 29,1%, seguido por Dr. Giovanni com 26,9% Pedro Leitão com 14%, Johny Claudy com 1% e Júlio Ribeiro com 0,7%. 0,8% dos entrevistados citaram nomes de pessoas que não são candidatos. 3,3% responderam que votariam em branco, anulariam o voto ou iriam viajar e 24,3% não sabem ou estão indecisos.
Estimulada: Votos Totais
Já na pesquisa estimulada, quando foram apresentados aos entrevistados os nomes dos cinco candidatos a prefeito, novamente Rogério Soares ficou em primeiro lugar com:31,9%, sendo seguido por Dr. Giovanni com 31,2%, Pedro Leitão com 16,1%, Johny Claudy com 1,7% e Júlio Ribeiro com 1%. 0,7% disseram que não votariam em nenhum deles, 2,5% responderam que votariam em branco, anulariam o voto ou iriam viajar e 15% não sabem ou estão indecisos.
Votos válidos
No levantamento em que foram computados apenas os chamados “votos válidos”, sendo excluídos os votos nulos ou brancos, aqueles que não votariam em nenhum dos candidatos, não sabem ou estão indecisos, a exemplo do que faz a Justiça Eleitoral ao apresentar os resultados das eleições, Rogério Soares ficou com 38,9%, vindo a seguir Dr. Giovanni com 38,1%, Pedro Leitão com 19,7%, Johny Claudy, com 2% e Júlio Ribeiro com 1,2%.
Comparação
Uma comparação com relação aos “votos válidos” entre as três pesquisas realizadas pelo jornal A Semana durante o período da campanha eleitoral mostra um crescimento constante de Rogério Soares. Na primeira pesquisa, publicada no dia 08 de setembro, ele aparecia com 29,9%, subindo para 33,9% na pesquisa publicada em 21 de setembro e, agora, na atual pesquisa, ele subiu para 38,9%.
Enquanto isso, Dr. Giovanni, que vinha liderando as pesquisas, apresenta uma estagnação em seus números. Na primeira pesquisa ele aparecia com 38,4%, na segunda pesquisa teve queda de 0,2%, indo para 38,2%. Porém, na pesquisa publicada nesta edição, ele aparece com 38,1%, ou seja, uma queda de 0,1% em comparação à pesquisa do dia 21 e de 0,3% em comparação à primeira pesquisa.
Já Pedro Leitão, segundo os resultados das pesquisas, está cada vez mais afastado da disputa pela Prefeitura de Caratinga. Se nas pesquisas do dia 08 e do dia 21 ele já apareceu estagnado, com 22,2% de intenção de voto em cada uma delas, agora, sua situação piorou ainda mais. Na pesquisa atual, ele teve uma queda de 2,5%, caindo para 19,7%, o que o deixa 18,4% atrás de Dr. Giovanni e 19,2% atrás de Rogério Soares.
Com isso, para Pedro Leitão vencer a eleição, além de conquistar os votos dos eleitores indecisos, ele precisaria conquistar uma boa fatia dos votos de eleitores intencionados em votar em Rogério Soares e em Dr. Giovanni.
Pesquisa por Sexo
Das pessoas entrevistadas na pesquisa, 46,2% eram do sexo masculino e 53,8% do sexo feminino. Entre as mulheres, Dr. Giovanni lidera com 30,9%, vindo a seguir Rogério Soares com 28,1%, Pedro Leitão com 16,7%, Johny Claudy com 1,2% e Júlio Ribeiro com 0,9%. 0,6% não votaria em nenhum deles, 3,4% votariam em branco, anulariam o voto ou iriam viajar e 18,2% não sabem ou estão indecisas.
Entre os homens, Rogério Soares aparece na frente com 36,3%, vindo a seguir Dr. Giovanni com 31,7%, Pedro Leitão com 15,5%, Johny Claudy com 2,2% e Júlio Ribeiro com 1,1%. 0,7% não votaria em nenhum deles, 1,4% votariam em branco, anulariam o voto ou iriam viajar e 11,2% não sabem ou estão indecisos.
Pesquisa por Religião
No quesito “religião”, dos entrevistados 62% eram católicos, 27,4% evangélicos, 3,5% de outras religiões e 7,1% disseram não ter religião. Entre os católicos, Rogério Soares lidera com 33,8%, vindo a seguir Dr. Giovanni com 29%, Pedro Leitão com 15,5%m Johny Claudy com 2,4% e Júlio Ribeiro com 1,3%. 0,8% não votaria em nenhum deles, 2,4% votariam em branco, anulariam o voto ou iriam viajar e 14,7% não sabem ou estão indecisos.
Entre os evangélicos, Dr. Giovanni lidera com 41,2%, seguido de Rogério Soares com 29,7% e Pedro Leitão com 11,5%. Johny Claudy e Júlio Ribeiro não foram citados. 0,6% não votaria em nenhum deles, 1,8% votariam em branco, anulariam o voto ou iriam viajar e 15,2% não sabem ou estão indecisos.
Entre as pessoas de outras religiões Rogério Soares e Pedro Leitão aparecem empatados, cada um com 33,3%, seguidos de Dr. Giovanni com 19%. Jonhy Claudy e Júlio Ribeiro não foram citados e 14,3% não sabem ou estão indecisos.
Já entre os sem religião, Pedro Leitão aparece com 30,2%, Rogério Soares com 23,3%, Dr. Giovanni com 18,6%, Johny Claudy com 2,3% e Júlio Ribeiro também com 2,3%. 7% votariam em branco, anulariam o voto ou iriam viajar e 16,3% não sabem ou estão indecisos.
Quem vencerá as eleições
O jornal A Semana quis saber a opinião dos entrevistados sobre quem eles acham que vencerá a eleição, fazendo-lhes a seguinte pergunta: “Independente de sua intenção de voto, quem você acha que vencerá as eleições municipais do dia 06 de outubro?”. Rogério Soares ficou com 34,9% das citações, seguido de Dr. Giovanni com 28,4%, Pedro Leitão com 11,6%, Johny Claudy com 0,5%, enquanto o candidato Júlio Ribeiro não foi citado. Curiosamente, 0,2% responderam que nenhum deles vencerá a eleição, o que é algo impossível de acontecer. 1% dos entrevistados insistiram em dizer que estariam votando em branco, anulariam o voto ou iriam viajar: e 23,4% não sabem ou se mostraram indeciso.