Na quarta-feira, 08, o professor Pedro Leitão, presidente executivo da Rede de Ensino Doctum, participou de uma reunião, em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, da qual participaram outros representantes de instituições educacionais de diversas regiões do Brasil.
O encontro contou com as presenças do presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Claudio Jacoski, da secretária da Educação Superior, Helena Sampaio, e reitores de várias instituições de ensino superior do país. Pedro Leitão foi o representante das instituições de ensino superior de Minas Gerais.
O encontro teve por finalidade de apresentar ao ministro a necessidade de valorização da Educação Superior e o trabalho desenvolvido pelas Instituições Comunitárias no Brasil que atendem mais de 1 milhão de alunos em todo os país, mantendo vários programas de atendimento a comunidade em diversas áreas.
As Instituições se colocaram à disposição para estabelecer parceria com o Ministério da Educação e propuseram um novo modelo de financiamento estudantil que possa promover maior inclusão daqueles que não conseguem arcar com os custos para fazer um curso superior.
Na oportunidade, Pedro leitão destacou a importância dessa agenda em manter um diálogo constante com o Ministério no sentido de contribuir para melhoria e ampliação das ações educacionais.
O ministro Camilo Santana se mostrou aberto ao diálogo e enfatizou a importância do segmento comunitário na construção da política de ensino superior no Brasil. “Em muitos casos, são as instituições que permitem o ingresso de novos alunos. Afinal, sem incentivos de bolsas e descontos, muitos não conseguiriam fazer a sua faculdade”.