Prosseguindo em seu objetivo de oferecer um serviço cada vez mais qualificado e abrangente, o Hospital Irmã Denise conquistou a habilitação para atendimento de alta complexidade de queimados e habilitação de atendimento média complexidade para casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo, que não necessitam de intervenção cirúrgica.
Queimados
Desde novembro de 2022, o Hospital Irmã Denise já contava com o Centro de Tratamento de Queimados Tipo II – de média complexidade-, habilitado em outubro daquele ano conforme a Resolução SES/MG 8.357, sendo referência a nível macrorregional do Vale do Aço e do Leste de Minas. Devido ao bom atendimento prestado, além de pacientes da macrorregional de Caratinga e do Leste de Minas, o hospital passou a receber pacientes de outras macrorregiões.
Como reconhecimento pelos ótimos serviços prestados nesse setor, em março de 2024, o Hospital Irmã Denise foi habilitado para instalar o Centro de Tratamento de Queimados Tipo III – alta complexidade -, com seis leitos de UTI Adulto e dez leitos de clínica cirúrgica exclusivo para tratamento de queimados, sendo um dos cinco hospitais habilitados para esse tipo de atendimento no estado de Minas Gerais para essa linha de cuidado.
Nesse momento, a direção do Hospital Irmã Denise está aguardando o repasse do recurso financeiro para a aquisição dos equipamentos necessários para a montagem do Centro de Tratamento. Após o início de suas atividades, o Centro de Tratamento de Queimados Tipo III será referência para as seguintes macrorregionais: macro Vale do Aço, macro Leste Sul, macro Vale do Rio Doce e macro Nordeste.
AVC Agudo
Outro importante conquista do Hospital Irmã Denise foi a sua habilitação de 15 leitos clínicos para atendimento de casos de AVC agudo Tipo II – média complexidade -, que não necessitam de intervenção cirúrgica, conforme a Portaria GM/MS 4.045, de 4 de junho de 2024.
De acordo com o Hospital Irmã Denise, visando promover um atendimento ágil e integrado ao paciente, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar, oferecendo um trabalho rápido e seguro.
A habilitação obtida pelo Hospital Irmã Denise é a nível microrregional composta pelos seguintes municípios: Caratinga, Bom Jesus do Galho, Entre Folhas, Imbé de Minas, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Vargem Alegre e Vermelho Novo.
Para os casos de AVC que necessitam de tratamento cirúrgico, a referência para neurocirurgia continua sendo o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Porém, a direção do Hospital Irmã Denise já solicitou a habilitação da neurocirurgia e aguarda parecer da câmara técnica.