Caratinga poderá ter uma unidade da Hemominas
O município de Caratinga reúne plenas condições de receber uma unidade da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas), a informação é de Erick Gonçalves, ex-secretário de Saúde da Prefeitura de Caratinga.
Se isso vier a acontecer, estará se tornando realidade um sonho nutrido por muitos anos pelo já falecido médico Sinézio José Brum de Loyola Moreira, o Dr. Sinézio, que durante anos lutou muito para que Caratinga viesse a contar com uma unidade da Fundação Hemominas, principalmente no período em que exerceu o cargo de vereador e como diretor do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
Como esclarece Erick Gonçalves, em 2021, na condição de secretário municipal de Saúde, ele encaminhou à Fundação Hemominas uma solicitação para a implantação de uma unidade em Caratinga. Diante do estudo apresentado pela Hemominas, por meio de Nota Técnica, foi recomendada a implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), que é uma unidade semelhante às Unidades de Coleta da Fundação Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos. É viabilizado a partir do estabelecimento de parceria entre a Fundação e municípios com população superior a 50.000 habitantes interessados em manter a estrutura em seu território.
De acordo com Erick, o principal objetivo de implantação desse tipo de serviço é possibilitar a ampliação do número de candidatos à doação de sangue pela proximidade, segurança e conforto proporcionado ao doador, bem como a redução do custo e risco de deslocamento de doador para o município que conta com uma Unidade da Hemominas. “Para viabilizar a existência do Pace são estabelecidas as responsabilidades da Fundação Hemominas e do Município, sendo relevante o fato de que se trata de um processo de cooperação mútua”.
Segundo Erick Gonçalves, naquela oportunidade, tendo em vista a indicação da Fundação Hemominas para a instalação de um Pace em Caratinga, ele apresentou a demanda ao prefeito Welington Moreira de Oliveira, o Dr. Welington. No entanto, alegando questões administrativas, ele não autorizou o avanço do processo para a instalação da unidade.
Condições Favoráveis
Erick se mostra confiante de que, a partir de agora, com a posse de um novo governo, a instalação de um Pace em Caratinga finalmente se tornará uma realidade. “Eu já conversei sobre o assunto com o Dr. Leonardo Condé, o próximo secretário de Saúde de Caratinga, e me comprometi a repassar a ele todo o processo, com as tratativas realizadas para facilitar a formalização do acordo entre o Município e a Fundação Hemominas. Com a união de esforços, iremos ter esse importante avanço implantado em nossa cidade. Além da competência e dedicação do Dr. Leonardo, é preciso destacar que o próximo prefeito, Dr. Giovanni, também é médico e tem a Saúde como uma de suas prioridades”.
Quem se mostra entusiasmada com a perspectiva de instalação de uma unidade da Hemominas em Caratinga é Jéssica Silveira (Avante), que em 1º de janeiro estará assumindo o cargo de vereadora. “Eu conversei sobre o assunto com o Erick e me comprometi a viabilizar junto à deputada federal Greyce Elias a indicação de emenda parlamentar para o financiamento da instalação e funcionamento dessa tão importante unidade em Caratinga. O meu mandato estará sempre à disposição para buscar benefícios para nossa população”.