CaratingaMinas Gerais

Caratinga e região sofrem com queimadas e incêndios florestais

O longo período de seca registrado neste ano na região Sudeste do Brasil tem gerado um número recorde em casos de incêndios florestais e queimadas irregulares em vários estados, principalmente em Minas Gerais, o maior estado em extensão territorial da região e o quarto em todo o País. Infelizmente, o problema já ocorre em Caratinga e região, como aconteceu no domingo, 25, quando foram registradas três ocorrências.

Historicamente, no Brasil, o inverno, que neste ano teve início no dia 20 de junho e se estenderá até 22 de setembro, é o período em que existe o maior risco de ocorrências de incêndios florestais e de queimadas irregulares, em boa parte em decorrência do longo período de estiagem, porém, também devido à irresponsabilidade das pessoas que, por ignorância ou mesmo má intenção, contribuem com a situação que tantos prejuízos causa ao meio ambiente e à saúde da população.

Principais causas
As principais causas para a ocorrência de incêndios florestais e queimadas, segundo os órgãos fiscalizadores, são acidentes que podem acontecer por irresponsabilidade ao fazer churrascos ou preparar alimentos próximo a vegetações sem os devidos cuidados, durante passeios ou acampamentos em matas; na prática incorreta de se eliminar lixo ou fazer limpeza de áreas com o uso do fogo; realização de queimadas de forma irregular, sem obedecer os procedimentos corretos, ou colocação de fogo em áreas com vegetação de forma intencional.

Queimadas
Infelizmente, na zona rural do País, ainda existe a prática de se fazer a limpeza de grandes extensões de área para plantio com a utilização das “queimadas controladas”, para as quais os órgãos fiscalizadores e de proteção ao meio ambiente estabelecem uma série de normas e cuidados, visando evitar o risco de ocorrer um descontrole e isso causar um incêndio florestal. Neste caso são estabelecidos dias, horários e condições climáticas favoráveis, além das regras para a preparação do entorno da área a ser queimada.

No entanto, lamentavelmente, essas normas muitas vezes não são obedecidas e, com isso, o que deveria ser uma queimada controlada acaba sendo realizada de forma irregular e gerando grandes incêndios florestais, destruindo matas, matando animais silvestres e atingindo áreas de preservação ambiental.

Apesar de todas as medidas adotadas pelos órgãos estaduais, aumentando o número de agentes fiscalizadores e de combate aos incêndios, neste ano, Minas Gerais vem batendo recordes em ocorrências de queimadas irregulares e incêndios florestais.

Caratinga
Em Caratinga, o domingo, 25, foi marcado pelo registro de três casos de focos de incêndio, sendo dois deles no perímetro urbano da cidade e um na zona rural que, felizmente não causaram vítimas fatais e foram controlados e debelados pela pronta ação do Corpo de Bombeiros.

Em Caratinga, último final de semana foi de intensas queimadas (Imagens Caratinga Meu País)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos focos aconteceu no Bairro Rodoviários, atingindo aproximadamente 800 metros quadrados de vegetação rasteira e chegou a ameaçar imóveis. O outro foco de incêndio registrado na área urbana de Caratinga aconteceu no Bairro Limoeiro, atrás do Posto Caratinga, e consumiu cerca de 1600 metros quadrados de vegetação, chegando a ameaçar e atingir uma oficina e borracharia. Em ambos os casos não foram relatadas vítimas ou perdas materiais.

O terceiro incêndio ocorreu na região do Bairro das Graças, quando o fogo ameaçou atingir um pátio de veículos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo aconteceu em um pasto, em aclive, fora da área urbana.
O Corpo de Bombeiros pede a cooperação da população no sentido de denunciar qualquer princípio de incêndio, seja em área rural ou urbana. Devido a problemas com a principal operadora de celular da região, não está sendo possível ser utilizado o telefone de emergência 193. Mas, os contatos podem ser feitos pelos telefones (33) 3322- 4519 ou (33) 3322-4307.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo