EducaçãoRegião

Ipanema: Prefeito apresenta avanços da Educação em painel em BH

Na quinta-feira, 03, o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, acompanhado da secretária de Educação, Regiane Kerr, participou de um painel, realizado no espaço de eventos Lá No Lote, na Pampulha, em Belo Horizonte, onde apresentou as transformações que o município tem promovido na rede de ensino. O evento reuniu gestores e autoridades de diferentes regiões de Minas Gerais para debater os rumos da Educação e compartilhar experiências de sucesso.

Durante sua participação, Júlio Fontoura destacou os investimentos em infraestrutura, tecnologia e capacitação dos profissionais da educação. Atualmente, a rede municipal conta com oito escolas, sendo cinco na área urbana e três na zona rural, que atendem desde a creche até o ensino fundamental II. Todas as unidades foram reformadas e adaptadas para oferecer conforto, acessibilidade e um ambiente pedagógico de alto padrão.

Um dos exemplos citados pelo prefeito foi a Escola Maria Siqueira, que foi equipada com laboratórios de informática, piscina para aulas de natação, playground, cozinha didática, biblioteca, quadra poliesportiva e salas de aula reformadas, se tornando símbolo da modernização em Ipanema. A escola também abriga o Núcleo de Atendimento Especializado, oferecendo acompanhamento em psicopedagogia.
Júlio Fontoura também destacou o Projeto Mãos Dadas, em parceria com o Governo do Estado, que possibilitou a municipalização dos anos finais do ensino fundamental. No processo, a Escola Nilo Moraes Pinheiro recebeu modernos laboratórios e a Escola Imaculada Conceição foi revitalizada, passando a contar com biblioteca, piscina de raias olímpicas e quadra poliesportiva. Em abril deste ano, a unidade sediou a etapa microrregional do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), reforçando sua relevância regional.
O prefeito ressaltou que 100% das salas de aula do município estão climatizadas e abastecidas por energia fotovoltaica, garantindo conforto e sustentabilidade. Além disso, todas as escolas contam com videomonitoramento centralizado, ampliando a segurança de alunos, familiares e professores.

Entre os projetos em andamento, estão a ampliação da Escola Nilo Moraes Pinheiro, com piscina olímpica e novos laboratórios; a construção de duas creches descentralizadas; a implantação de um sistema de reconhecimento facial integrado a aplicativo, permitindo maior controle da frequência escolar pelos pais e otimização da merenda, além da construção da nova sede da Secretaria de Educação, que reunirá coordenações e um centro permanente de capacitação docente.


No objetivo de fortalecer o ensino no município, a atual gestão firmou parceria com o Instituto Educa Cidades, referência nacional na qualificação de professores. A proposta é alinhar o trabalho pedagógico ao padrão das novas estruturas, elevando o desempenho escolar e fortalecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Como ressalta Júlio Fontoura, a política educacional de Ipanema está estruturada em quatro pilares: infraestrutura moderna, tecnologia e segurança, capacitação docente e gestão orientada por resultados. “Estamos construindo uma educação que transforma realidades e prepara nossos estudantes para o futuro”. (Colaborou com a matéria Carol Alencar)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo