Culinária

Dicas práticas para o sucesso de sua Mesa Posta em uma recepção

Por Luisa Abreu (@namesacomalu)

1- Planeje-se!

O planejamento sempre será o primeiro passo para o sucesso. Independente do grau de formalidade ou informalidade de sua recepção. Não deixe nada para última hora, escolha e confira as peças que serão necessárias para a montagem de sua mesa com antecedência.

2- Defina qual será o tipo de sua recepção!

O tipo da recepção irá influenciar completamente na montagem de sua mesa, por isso, defina se sua recepção será um café da manhã, um almoço, um jantar, etc. Após essa escolha, você saberá quais as louças utilizar, como por exemplo: se for um café da manhã os pratos de sobremesa e xícaras, se for um almoço os pratos rasos.

3- Escolha um tema!

A escolha do tema irá auxiliar na definição do estilo de sua recepção. Se será rústica, clássica, romântica, formal, informal, etc. Ele poderá ter relação com o cardápio ou não, como por exemplo, uma noite de pizzas, onde todas as peças (estampa dos jogos americanos, porta guardanapos, louças, etc) e decorações serão condizentes com esse tema. Como também, em uma noite de pizza você poderia escolher um estilo mais clássico para sua montagem.

4- Sua mesa fala!

Cada item colocado sobre a mesa possui uma função específica, por isso, tenha certeza de que, cada um deles serão necessário na hora da refeição. Por exemplo, se em sua recepção não será servido espumante,  por que você colocaria a taça de espumante à mesa? Não haveria propósito e fundamento para aquela ocasião. Quando seus convidados se assentarem à mesa, apenas pela observação dos itens dispostos, eles poderão saber o que será servido. Sua mesa deve conversar com eles.

5- Evite os excessos!

Arranjos de flores volumosos e altos, dois guardanapos de tecido em um mesmo porta guardanapo, jogo americano sobrepondo a toalha, estampas e cores sem conexão, são alguns exemplos de que o menos quase sempre é mais. Seja pontual na escolha de cada item. Será uma atitude elegante para você anfitrião e menos constrangedor para o seu convidado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo