CaratingaEducaçãoRegião

DOCTUM desenvolve Projeto Integrador com temática ressignificação de monumentos escravocratas

Durante este semestre, as turmas de 6º período do curso de Direito da Doctum, apresentaram como proposta para o Projeto Integrador o tema RESSIGNIFICAÇÃO DE MONUMENTOS ESCRAVOCRATAS. Tendo a professora Juliana Ervilha como orientadora, as turmas do Projeto Integrador VI das unidades de  Caratinga, Manhuaçu, Teófilo Otoni, Juiz de Fora Centro, Juiz de fora Zona Norte e João Monlevade realizaram o “1º SEMINÁRIO LUDOVIQUENSE sobre RESSIGNIFICAÇÃO DE MONUMENTOS ESCRAVOCRATAS”, nos dias 15 e 16 de abril.

O Projeto Integrador VI neste semestre, foi pensado para acontecer a partir uma cidade fictícia, que foi chamada de Coronel Ludovico. “Coronel Ludovico é uma típica cidade do interior de Minas Gerais, mais precisamente na Estrada Real e seus cidadãos são os próprios alunos. Nesta cidade, originada de uma fazenda de um senhor de escravos, há a estátua do fundador, o Coronel Ludovico. Na verdade, quando o Coronel faleceu, determinou que a Fazenda fosse dividida entre seus escravos libertos. Toda a história da cidade foi contada através do jornal local, a Tribuna Ludoviquense, que alguns dos alunos me informaram que encaminharam algumas edições onde consta a história da cidade. Desta forma, acredito que perceberam que recentemente, a estátua do Coronel apareceu pichada e depredada, o que fez com que se iniciasse um movimento de debate sobre sua manutenção enquanto homenagem representativa da (atual) população da cidade”.

A professora Juliana Ervilha, explica que as aulas, são, na verdade, reuniões que acontecem na cidade e onde debatem temas específicos sobre o que está sendo chamado na cidade de “O Caso da Estátua”. Nestas reuniões, casos como o da estátua de Edward Colston em Bristol, a de Cristóvão Colombo em Nova York e de Borba Gato no Brasil, foram comentados. O conceito de bens públicos, participação popular, crimes contra patrimônio, representatividade e história geral, foram temas que já, de alguma forma, também foram abordados nas reuniões/aulas”.

A finalidade central do Seminário foi a partilha de conhecimento, de acúmulo de informações para, ao final deste semestre, realizarem uma audiência pública, onde a cidade decidirá sobre o futuro da estátua. Derrubar, manter como está ou, de alguma forma, ressignificar a estátua, são as opções que estão sendo debatidas em aula. E para ajudar na tomada de decisão, durante o seminário os alunos, convidaram os professores Diogo Abineder Nolasco Pereira, Humberto Luiz Salustiano Costa Júnior, Ícaro Trindade Carvalho Igor Norberto Soares e Yussef Daibert Salomão de Campos.

Para Lorraine Barboza, aluna do 6º período de Direito, da Doctum Caratinga, esse tem sido um movimento de dignidade e direitos humanos, pois não é um projeto para atuação dentro das paredes de uma sala de aula, seja ela presencial ou virtual. Através deste projeto, nós alunos, somos despertados com um novo olhar para os monumentos e entendemos que a história pode ser  ressignificada, reconstruída!

“Tendo-se em conta a finalidade acima mencionada, acredito no sucesso do Seminário. Foram momentos importantes e de grande dinamismo. Cada Professor trouxe além da “bagagem teórica”, sua própria experiência e vivência acadêmica. E isto, em uma dinâmica de metodologia ativa, é de suma importância, porque faz com que o discente também se sinta parte da formação do conhecimento”, conclui Juliana Ervilha.

A importância do projeto integrador no Curso de Direito da Doctum Caratinga além de proporcionar o aprofundamento teórico permite aos discentes a experiência da iniciação científica e o diálogo com a comunidade. Dessa forma, vivenciam os eixos do curso, ensino, pesquisa e extensão, assim como desenvolvem as habilidades e competências para atenderem as demandas sociais e jurídicas com excelência.  Parabéns a todos os envolvidos no projeto integrador do 6º período. Nesse semestre teremos mais atividades acadêmicas dos projetos integradores do nosso curso.  Acompanhem! Ressalta o Coordenador do Curso de Direito da Unidade Doctum de Caratinga, Oscar Alexandre Teixeira Moreira. (Diretoria de Comunicação e Marketing- Doctum)


Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo