
Acadêmicos do Unec treinam manipuladores de alimento
Por meio de mais uma parceria do Centro Universitário de Caratinga (Unec), instituição mantido pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec), e a Escola Estadual José Augusto Ferreira (Estadual), no dia 21 de maio, acadêmicos do curso de Nutrição realizaram o “Treinamento de Manipuladores de Alimentos”, capacitando e aprimorando os conhecimentos de todos os envolvidos.
Como esclarece a coordenadora do curso de Nutrição do Unec, Brunela Laignier, a atividade aborda uma temática de grande relevância para a comunidade de uma forma geral. “Estamos trabalhando a questão da segurança alimentar e nutricional que é um dos eixos importantes que a escola prioriza. Essas boas práticas são exigências do Estado e do Município. Está no Estatuto do Pilar da Nutrição Saudável, a Segurança alimentar. São desenvolvidos, então, os parâmetros bioquímicos do cardápio, o equilíbrio e a harmonia para que este alimento, esta merenda, chegue ao prato do aluno de acordo com esses pré-requisitos. Por isso, viemos promover este treinamento, habilitar estes manipuladores para que se aprimorem dentro de suas logísticas de serviços prestados”.

O diretor escolar Jean Fellipe Campos fez questão de relatar a importância da realização do treinamento aplicado aos funcionários da escola. “Este treinamento representa a valorização e a compreensão do serviço diário de uma outra maneira, com uma outra visão, com outro olhar”.
Além dos auxiliares de serviço geral da escola, também participaram do treinamento dado pela coordenadora da Nutrição do Unec os alunos dos cursos técnicos de Recursos Humanos e Agente Comunitário de Saúde – cursos profissionalizantes – e os acadêmicos do 3º período por meio do projeto da Extensão como Componente Curricular(ECC).
A coordenadora da Educação Profissional, Rúbia Armond, destacou os benefícios do treinamento. “Mais do que utilizar e entender como manipular estes alimentos de uma forma segura nas nossas casas, os nossos alunos da Educação Profissional, por exemplo, os Agentes Comunitários de Saúde, adquirindo estas informações podem ser multiplicadores nas famílias que eles atendem, e os Técnicos em Recursos Humanos podem dividir estas informações nas empresas em que eles trabalham. Então, além de praticar nas nossas vidas, eles também vão multiplicar estas informações aprendidas aqui”.
Carmo José, mais conhecido como Júnior, estudante do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, ressalta a relevância desse curso para sua formação, tendo em vista que a adoção de medidas de higiene pessoal e controle de qualidade ajudam a prevenir a contaminação por bactérias, vírus e outros agentes patogênicos, garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos. “Nós vemos muitos casos de pessoas com infecções, idosos e crianças que estão passando mal com diarreia, por exemplo. Então, muitas vezes, tudo isto está relacionado à manipulação inadequada dos alimentos. Com este treinamento nós estaremos melhor preparados para orientar esse público”.

Para a Jane Mattos, aluna do 3º período de Nutrição, é um momento ainda mais especial já que ela estava levando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para pessoas que atuam e estudam na escola pública onde ela passou boa parte da vida. “Aqui nós estamos ajudando a todos não só na questão profissional, mas, até em âmbito domiciliar”.